Brasil

Publicada em 01/10/18 às 22:11h - 234 visualizações
Ibope: Bolsonaro abre 10 pontos, 31%; Haddad, 21%; Ciro, 11% e Alckmin, 8%

Rádio Geração 3

Marina Silva aparece com 4% e João Amoêdo com 3%  (Foto: foto reprodução)

Nova pesquisa do Ibope, encomendada pelaTV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, registra que Jair Bolsonaro (PSL) tem 31% das intenções de voto; Fernando Haddad (PT), 21%; e Ciro Gomes (PDT), 11%. Geraldo Alckmin (PSDB) foi citado por 8% dos entrevistados, Marina Silva (Rede) por 4% e João Amoêdo (Novo) por 3%.

Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB), ambos, têm 2% das intenções de voto. Cabo Daciolo (Patriota) foi citado por 1%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não pontuaram. João Goulart Filho (PPL) não foi citado em nenhuma resposta.

Doze por cento dos eleitores entrevistados declararam votar em branco ou nulo; e 5% declarou não saber em quem votar ou recusou responder.

A pesquisa do Ibope foi feita de sábado (29) a domingo (30), com 3.010 eleitores, em 208 municípios. Conforme o instituto, o nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos . O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (BR-08650/2018). 

Comparação

Conforme o Ibope, Jair Bolsonaro cresceu quatro pontos percentuais nas intenções de voto entre o levantamento de 26 de setembro (27%) e a pesquisa divulgada hoje. Fernando Haddad manteve-se com 21% das intenções de voto e Ciro Gomes oscilou de 12% para 11%. Geraldo Alckmin permaneceu com 8%.

Marina Silva oscilou negativamente dois pontos percentuais entre as duas pesquisas. João Amoêdo (3%), Alvaro Dias (2%) e Henrique Meirelles (2%) receberam as mesmas proporções de intenções de voto.

Cabo Daciolo oscilou positivamente um ponto percentual; e Guillherme Boulos oscilou negativamente também um ponto percentual. Vera Lúcia e Eymael mantiveram-se nas duas pesquisas com 0% das intenções de voto.

A proporção de eleitores que indicaram votar em branco ou nulo oscilou de 11% para 12%. Quanto aos entrevistados que não sabem ou não quiseram responder, o percentual oscilou de 7% a 5%.

Rejeição

Entre os entrevistados que declararam votar de “jeito nenhum” nos candidatos, Jair Bolsonaro manteve a rejeição em 44% e Fernando Haddad atingiu 38%, 11 pontos percentuais acima do observado na pesquisa divulgada em 26 de setembro. A rejeição de Marina Silva oscilou de 27% para 25%; Geraldo Alckmin manteve 19% e Ciro Gomes oscilou de 16% para 18%.

Henrique Meilrelles, Cabo Daciolo, Eymael e Guilherme Boulos têm, cada um, 10% das rejeições. Nove por cento declararam não votar de jeito nenhum em Vera Lúcia, o mesmo percentual de rejeição de Alvaro Dias. João Amoêdo é rejeitado por 8% e João Goulart Filho por 7%. Dois por cento dos entrevistados admitiram poder “votar em todos” e 6% não sabem ou não quiseram responder. Os percentuais da rejeição não são exclusivos, pode ser indicado mais de um candidato.

Publicado em 01/10/2018 - 21:35

Por Agência Brasil  Brasília

Edição: Carolina Pimentel

Serpes: Caiado lidera com 41,9% e José Eliton tem 10,6%

OS QUE DISSERAM QUE ANULARÃO O VOTO OU QUE NÃO VÃO VOTAR É DE 13,6%

Divulgada a sexta rodada da pesquisa Serpes publicada no jornal O Popular deste domingo (30), e mostra que o senador Ronaldo Caiado (DEM) pode vencer no primeiro turno. O levantamento estimulado mostra o democrata com 41,9% das intenções de voto. Com mais de 30 pontos de diferença, aparecem depois o governador José Eliton (PSDB) e o deputado federal Daniel Vilela (MDB) com 10,6% e 10,1%, respectivamente.

A professora Kátia Maria (PT) aparece em quarto lugar, com 3,7%. Logo atrás, estão os professores Weslei Garcia (PSOL) e Alda Lúcia (PCO)com 0,7% e 0,4%, respectivamente. No último lugar, Marcelo Lira (PCB) aparece com 0,1% das intenções de voto. O número de indecisos ainda é alto: 18,7%. Os que disseram que anularão o voto ou que não vão votar é de 13,6%.

O levantamento foi realizado entre os dias 24 e 28 de setembro e não mediu o impacto da Operação Cash Delivery, deflagrada na última sexta-feira (29) e que prendeu o então coordenador da campanha de José Eliton, Jayme Rincon, além de ter feito buscas e apreensões em endereços do ex-governador e candidato ao senado, Marconi Perillo.

Simulação

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa contar com 50% mais 1 dos votos válidos (que excluem os nulos e brancos). No cálculo da simulação, também são excluídos os indecisos. Dessa forma, Ronaldo Caiado aparece com 62% dos votos válidos e venceria o pleito no dia 7 de outubro.

Metodologia

O levantamento ouviu 801 eleitores em 32 municípios goianos entre os dias 24 e 28 de setembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa foi contratada pela J. Câmara e Irmãos/Jornal O Popular e registrada no protocolo número BR-01440/2018 no TSE e no GO-01663/2018 no TRE, ambos no dia 23 de setembro de 2018. A responsabilidade técnica é da Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





CHAT ONLINE

Digite seu NOME:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 3663852 Usuários Online: 6


Rádio Geração 3 Sua Melhor Conexão
Copyright (c) 2024 - Rádio Geração 3 - Todos os direitos reservados