www.radiogeracao3@gmail.com

Domingo, 24 de Março de 2019

Buscar  
Brasil

Publicada em 10/01/19 às 10:52h - 13 visualizações
Cientistas detectam buraco negro ‘devorando’ estrela

brasilagora


 (Foto: foto reprodução)

Em março do ano passado, um equipamento a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) capturou um fenômeno raro: uma explosão super brilhante a 10 mil anos-luz da Terra. Tratava-se de rajadas de energia provenientes de um buraco negro devorando gás e poeira de uma estrela próxima.

Agora, cientistas detectaram “ecos” dessa explosão, que acreditam ser uma pista de como os buracos negros evoluem durante uma explosão. Os achados foram divulgados nesta quarta-feira, 9, em um encontro da Sociedade Americana de Astronomia em Washington, nos Estados Unidos, e serão publicados na edição desta quinta-feira, 10, da revista científica Nature.

“Esse buraco negro de brilho intenso entrou em cena, e estava quase completamente desobstruído, então tivemos uma visão muito clara do que estava acontecendo”, disse Jack Steiner, pesquisador do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

A equipe relata que, como o buraco negro consome enorme quantidade de material estelar, sua coroa – o halo de elétrons altamente energizados que circunda um buraco negro – encolhe significativamente, passando de uma extensão inicial de cerca de 100 quilômetros para 10 quilômetros, em pouco mais de um mês.

“É a primeira vez que vimos esse tipo de evidência de que a coroa está diminuindo durante essa fase particular da explosão”, disse Steiner. O buraco negro detectado em 11 de março foi denominado MAXI J1820 + 070.

O que são os buracos negros

Um buraco negro é uma região no espaço onde a força de atração da gravidade é tão forte que a luz não é capaz de escapar. A forte gravidade ocorre porque a matéria foi comprimida em um espaço minúsculo. Essa compressão pode ocorrer no final da vida de uma estrela. Alguns buracos negros são resultado de estrelas em colapso.

Como nenhuma luz pode escapar, os buracos negros são invisíveis. No entanto, telescópios espaciais com instrumentos especiais podem ajudar a encontrar buracos negros. Eles podem observar o comportamento de materiais e estrelas que estão muito próximos dos buracos negros.

Buracos negros podem ser tão pequenos quanto um único átomo, mas com a massa de uma grande montanha. Acredita-se que os buracos negros primordiais se formaram no início do universo, logo após o  Big Bang.

Brasileiros inscritos no Mais Médicos têm até hoje para se apresentar


O prazo para que profissionais brasileiros com registro no País se apresentem nos municípios onde pretendem trabalhar pelo programa Mais Médicostermina nesta quinta-feira, 10. Segundo o Ministério da Saúde, 1.707 médicos brasileiros definiram seus postos de trabalho e devem comparecer aos locais até esta quinta-feira 

Foto: Hélvio Romero / Estadão

A pasta informou que os profissionais que desistirem devem comunicar à gestão municipal para que as vagas possam ser ofertadas para outros profissionais. O ministério estima que, inicialmente, serão oferecidas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Nos dias 23 e 24 de janeiros, profissionais brasileiros formados no exterior vão poder escolher vagas disponíveis. Depois, nos dias 30 e 31 de janeiro, médicos estrangeiros poderão entrar no sistema e selecionar um município com vagas abertas para trabalhar.

O edital de convocação para o Mais Médicos foi aberto quando Cuba deixou o programa após declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) sobre os médicos cubanos. O ministério informou que recebeu 10.205 inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior e sem registro no Brasil.










ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário



Hora Certa

Videos

Esporte
Baixe nosso Aplicativo
 
Publicidade Lateral gera 1
62993583756

CHAT ONLINE

Digite seu NOME:


No Ar
Goiás x Vila Nova ás 17hs Transmissão
Estatísticas
Visitas: 1039883 Usuários Online: 31


Parceiros










Rádio Geração 3 " A sua melhor conecção "
Copyright (c) 2019 - Rádio Geração 3 - Todos os direitos reservados