Brasil

Publicada em 11/02/19 às 20:39h - 219 visualizações
O que muda com a reforma administrativa publicada pelo Governo de Goiás

Rádio Geração 3

 (Foto: foto reprodução)
A reforma administrativa do governo de Ronaldo Caiado está em vigor. O documento, segundo o governo, visa "reordenar a estrutura administrativa do Estado mudando nomes de secretarias e agências, criando pastas estratégicas que vão dar celeridade à prestação de serviços e à tramitação de processos".
 
Segundo o governador Ronaldo Caiado, a reforma tem como premissa "a adequação dos repasses, pagamentos e investimentos para que tenhamos um governo compatível com aquilo que estamos vendo hoje como sendo o quadro fiscal do Estado”. Ele explicou que a reforma visa, ainda, "corrigir desmandos deixados pela administração anterior", que provocaram no Governo de Goiás uma situação de "colapso financeiro".  
 
Mudanças de nome, reordenamentos e criações de secretarias
 
• Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento passa a denominar-se Secretaria de Estado da Administração;
 
• Secretaria de Estado da Fazenda passa a denominar-se Secretaria de Estado da Economia;
 
• Secretaria de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos passa a denominar-se Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social;
 
• Secretaria de Educação, Cultura e Esporte é cindida em Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado de Cultura e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer;
 
• Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação é cindida na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços;
 
• Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos passa a denominar-se Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
 
• Secretaria de Estado de Comunicação
 
• Agência Goiana de Transportes e Obras passa a denominar-se Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes.

2ª etapa
A segunda etapa da reforma, que segue um padrão estratégico e moderno, está sendo coordenada pela Secretaria de Administração e trabalhada internamente em cada pasta, sob o comando dos titulares já nomeados pelo governador, para ser, posteriormente, enviada à Assembleia Legislativa de Goiás. A proposta trará a estrutura de 2º e 3º escalões, além da chamada estrutura complementar com gerências e assessorias.

FOTO: DIVULGAÇÃO)
O ex-senador Wilder Morais será empossado nesta terça-feira (12/2) como secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços. A cerimônia de posse será realizada às 10h no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.
 
A Secretaria de Indústria e Comércio foi extinta com a publicação da Lei n. 18.746/2014. Desde então, as funções foram assumidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação. Neste ano, a Lei n. 20.417/2019 recriou a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que tem como macro objetivo promover a geração de emprego e renda das famílias goianas por meio de investimentos públicos e privados nas atividades industriais, comerciais e de prestação de serviços e fomento ao empreendedorismo.
 
São jurisdicionadas à SIC a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) e Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
 
Caberá à SIC formular e executar a política estadual de fomento às atividades industriais, comerciais, de serviço e de mineração; formular a política de turismo do Estado; administrar os distritos agroindustriais; acompanhar programas de financiamento junto ao setor produtivo do Centro-Oeste; formular e executar a política estadual de desenvolvimento regional; entre outras funções. 
 
O secretário
Wilder Morais nasceu na cidade de Taquaral (GO), em 1968. Formou-se em engenharia civil, na antiga Universidade Católica de Goiás (UCG), hoje Pontifícia Universidade Católica (PUC), e se destacou como empresário na construção civil. Entrou na política nas eleições de 2010 e assumiu vaga no Senado em 2012. Nesse período, trouxe para o Estado cerca de R$ 4,5 bilhões, recursos destinados a áreas como saúde, educação, infraestrutura.
 
Nestes primeiros meses de 2019, Wilder Morais dedicou-se a conhecer as demandas do setor produtivo goiano. Ele já se reuniu com representantes da Mitsubishi Motors, que tem unidade instalada em Catalão, e do Grupo Caoa, em Anápolis. Também participou de encontro do Fórum Empresarial de Goiás, ouviu demandas de representantes do trade turístico e do setor produtivo da borracha, da soja, além de outros. Wilder Morais iniciou ainda uma maratona de visitas a indústrias instaladas no Estado, começando por Catalão, nas plantas da Mitsubishi e da John Deere. A equipe da SIC também está fazendo um levantamento de todas as áreas e distritos industriais de Goiás.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





CHAT ONLINE

Digite seu NOME:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 3663789 Usuários Online: 8


Rádio Geração 3 Sua Melhor Conexão
Copyright (c) 2024 - Rádio Geração 3 - Todos os direitos reservados