Brasil

Publicada em 05/05/18 às 08:54h - 689 visualizações
Vulcão entra em erupção no Havaí e mais de mil pessoas são evacuadas"O escândalo sexual que levou Academia Sueca a desistir de anunciar Nobel de Literatura neste ano

Rádio Geração 3

 (Foto: Rádio Geração 3)

Rachadura na montanha expeliu vapor e lava após uma série de terremotos; vulcão tem estado em erupção quase continuamente por três décadas

O vulcão Kilauea, no Havaí, entrou em erupção nesta quinta-feira (3) levando à evacuação de pelo menos 1,7 mil pessoas na comunidade de Puna, ao leste da ilha. As informações são da agência de notícias Reuters.

Segundo a Agência de Defesa Civil havaiana, uma rachadura no vulcão expeliu vapor e lava após uma série de terremotos reportados no Havaí — o mais forte deles de magnitude 5.0 na escala Richter. 

A rede de notícias CNN ainda completa que o corpo de bombeiros detectou níveis perigosamente altos de dióxido de enxofre na área de evacuação.

O vulcão Kilauea tem estado em erupção quase continuamente por mais de três décadas. A lava que flui do vulcão, um dos cinco existentes no Havaí, já enterrou aproximadamente 125 km², de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. As partes mais quentes da lava podem atingir mais de mil graus Celsius.

Você conhece as bandeiras dos países que falam português?

Este sábado, 5 de maio, é o Dia da Língua Portuguesa. O quanto você sabe sobre a geopolítica desta língua falada por 250 milhões de pessoas?

A língua portuguesa é o quinto idioma mais falado do planeta. São pelo menos 250 milhões de falantes do português no mundo todo. Cerca de 80% desses falantes estão em Portugal e no Brasil, mas existem regiões que falam o idioma até mesmo na Ásia.

Neste sábado (5), é comemorado o Dia da Língua Portuguesa nos países lusófonos.

O escândalo sexual que levou Academia Sueca a desistir de anunciar Nobel de Literatura neste ano


A Academia Sueca, organização que escolhe os agraciados pelo Nobel de Literatura, disse que não anunciará o ganhador de 2018 neste ano por causa de um escândalo de abuso sexual que atingiu a instituição.
           Em 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinte


Em 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinte



Em um comunicado, a academia diz que a decisão foi tomada por causa do estado atual "reduzido" da Academia e da "perda de confiança pública" na casa. Diz ainda que precisa rever seus estatutos e práticas e questões de conflito de interesses.

No centro da decisão está um escândalo sexual que começou a vir à tona há seis meses, quando surgiram denúncias de agressão sexual, feitas por 18 mulheres, contra um fotógrafo francês, Jean-Claude Arnault, que dirige um projeto financiado pela Academia Sueca e era um dos homens mais influentes da cena cultural de Estocolmo.

Entre as autoras das denúncias estão integrantes da academia (o equivalente sueco à Academia Brasileira de Letras) e mulheres de integrantes. Arnault é casado com a poeta e escritora Katarina Frostenson, também da Academia Sueca.

Várias das supostas vítimas disseram que foram vítimas de agressão sexual em instalações da própria Academia.

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, anunciou que deixaria o cargo em abril de 2018

A secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, anunciou que deixaria o cargo em abril de 2018

BBC BRASIL/Reuters

Seus integrantes votaram contra a expulsão de Frostenson; isso, juntamente com acusações de conflito de interesse, acabou dividindo o comitê que escolhe o Nobel de Literatura.

A divisão fez com que sete membros 

para aprovar novos integrantes.

Tecnicamente, os membros da academia ocupam posições vitalícias e não podem renunciar, mas podem optar por não participar de suas reuniões e decisões. O patrono da Academia, o rei Carlos 16 Gustavo da Suécia, já disse que pretende mudar as regras para permitir a renúncia formal.

Mesmo com número reduzido, a decisão de adiar a entrega do prêmio não foi unânime. Alguns membros defendiam manter a tradição e outros argumentavam que o momento não é propício para conceder prêmios.

Acredita-se que a campanha #MeToo (#eutambpem), iniciada após o escândalo sexual envolvendo o produtor de Hollywood Harvey Weinstein e que que conseguiu unir milhares de mulheres assediadas, teve um peso na votação final.

Em outro comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Fundação Nobel informou que é "séria" a crise na Academia Sueca, que concede a premiação. Esclareceu ainda que a decisão de adiar o anúncio foi tomada para manter a reputação do prêmio, que já foi distribuído 110 vezes a 114 pessoas entre 1901 e 2017. E disse também que as outras categorias não serão afetadas.

O que acontece agora?

O ganhador de 2018 será anunciado juntamente com o de 2019, no ano que vem. Não será a primeira vez que isso acontece. Nenhum prêmio foi anunciado em 1936, mas o vencedor daquele ano foi concedido em 1937 ao dramaturgo americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro. E o ganhador de 1937 foi o francês Roger Martin du Gard.

Até hoje, o Nobel de Literatura não foi entregue em sete ocasiões, sem que tivessem sido divulgadas as razões. Seis delas em anos das Guerras Mundiais (1914, 1918, 1940-1943) e o de 1935.

O Prêmio Nobel

Cientista e inventor sueco Alfred Nobel

Cientista e inventor sueco Alfred Nobel

BBC BRASIL/Getty Images

• O cientista e inventor sueco Alfred Nobel criou o prêmio em 1885.

• Inicialmente, eram cinco as áreas agraciadas: Química, Literatura, Paz, Física e Medicina. O Nobel de Economia foi criado em 1968, em homenagem a Alfred Nobel.

• O Nobel da Paz é o único escolhido por um comitê norueguês; os demais são selecionados por pessoas ligadas à Academia Sueca.

• Os vencedores do Nobel de Literatura ganham uma medalha de ouro, um diploma e dinheiro. Eles também são convidados a dar uma palestra, seguida por um baquete e a cerimônia de premiação.

• Em 2017, o Nobel de Literatura foi entregue ao autor britânico-japonês Kazuo Ishiguro e, em 2016, ao cantor e compositor americano Bob Dylan.

Em 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinte

Em 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinteEm 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinteEm 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinteEm 1936, o vencedor não foi anunciado: o americano Eugene O'Neill, autor de Longa Jornada Noite Adentro, ganhou o Nobel no ano seguinteMarido de escritora sueca, acusado de agressão sexual por 18 mulheres, está no centro de crise que dividiu instituição que escolhe ganhadores de prêmioMarido de escritora sueca, acusado de agressão sexual por 18 mulheres, está no centro de crise que dividiu instituição que escolhe ganhadores de prêmioMarido de escritora sueca, acusado de agressão sexual por 18 mulheres, está no centro de crise que dividiu instituição que escolhe ganhadores de prêmio





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





CHAT ONLINE

Digite seu NOME:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 3663869 Usuários Online: 4


Rádio Geração 3 Sua Melhor Conexão
Copyright (c) 2024 - Rádio Geração 3 - Todos os direitos reservados