Brasil

Publicada em 05/08/19 às 08:25h - 235 visualizações
Alto consumo de carne branca ou vermelha aumenta colesterol ruim

Rádio Geração 3

 (Foto: foto reprodução)
 Ter uma dieta rica em consumo de carnes vermelhas e brancas ricas em ácidos graxos saturados pode contribuir para o aumento do colesterol ruim. A descoberta foi de uma pesquisa feita por profissionais da Universidade da Califórnia.
 
Ou seja, não adianta substituir a carne vermelha pela branca para tentar diminuir o colesterol ruim, também conhecido por LDL. 
 
Segundo a nutricionista da Fate Academia de Estética, Gracielly Faria, o importante é estar atento à quantidade consumida, dar preferência para cortes de carnes mais magras com menor concentração de gorduras trans ou saturadas e preparar o alimento adequadamente.
 
Na pesquisa, durante quatro semanas um grupo se alimentou só com carnes “gordas”, vermelha ou branca, outro com carnes “magras” também vermelha ou branca e um terceiro grupo não consumiu carne, mas ingeriu derivados do leite. O resultado mostrou que quem não consome carne, têm os níveis de colesterol mais normalizados. Segundo a nutricionista, a recomendação para o consumo de gorduras diárias é de 25 a 35% do valor energético total. Em indivíduos que apresentam fatores de riscos, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, sobrepeso, obesidade, circunferência da cintura aumentada, síndrome metabólica, o consumo deve ser de 7 a 10%.
 
“Para quem não come carne, é necessário evitar leite integral e queijos amarelos, dando preferência ao leite desnatado e queijos magros como ricota e cottage. Para quem consome carne, a dica é evitar consumo de embutidos, torresmo, salsicha e sempre optar pela retirada da gordura e das peles da carne antes de fazer a preparação que deve ser, preferencialmente cozido, grelhado ou assado, evitando frituras frequentes. Também é necessário enriquecer o cardápio com fibras, frutas, legumes e verduras para ter a diminuição dessa gordura no sangue”, afirma Gracielly.
 
Não tenha medo das gorduras boas
Segundo a nutricionista, muitos pacientes chegam ao consultório com a preocupação de que o consumo de qualquer gordura deve ser banido porque atrapalha na perda de peso. “Esse é um grande mito. A verdade é que o consumo de qualquer alimento deve ser equilibrado e com as gorduras devemos focar na qualidade delas, dando preferência para as chamadas gorduras ‘boas’, que são insaturadas. Ela pode ser ncontrada em alimentos de origem vegetal, como azeite de oliva, castanhas (nozes, amendoim, amêndoa, castanha do pará, avelã), sementes (linhaça, chia, abóbora) e abacate. Nos alimentos de origem animal, essa boa gordura está em peixes como salmão, sardinha e atum”, pontua Gracielly.
 
Dieta cetogênica
A famosa dieta cetogênica tem como princípio reduzir o máximo possível o consumo de carboidratos (massas, arroz, batatas, pães) e aumentar o consumo de lipídeos (gorduras) e proteínas (carnes, queijos, leites, ovos) com o objetivo de perda de peso. “Ela possui uma habilidade de induzir a síntese de corpos cetônicos melhorando a oxidação de lipídeos corporal, mas ao mesmo tempo pode ser prejudicial podendo causar dores de cabeça, perda dos músculos, dificuldade de concentração e afetando também o humor”, finaliza a nutricionista.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





CHAT ONLINE

Digite seu NOME:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Estatísticas
Visitas: 3663736 Usuários Online: 2


Rádio Geração 3 Sua Melhor Conexão
Copyright (c) 2024 - Rádio Geração 3 - Todos os direitos reservados